A demonstração de resultados é vista como uma das principais demonstrações financeiras, também considerada uma das mais significativas do mundo empresarial. Comprender cómo funciona DRE
Esta demonstração permite que você relate como suas finanças pessoais estão se saindo financeiramente em um determinado período de tempo.
Anteriormente conhecido como demonstração de resultados, devido ao uso de suas despesas e diminuição das atividades operacionais e não operacionais durante um período específico.
A demonstração do resultado busca focar nas receitas e despesas da empresa de acordo com um determinado período de tempo.
Em primeiro lugar, apresentaremos a definição do que é uma demonstração do resultado do exercício, este é um documento que participa do calendário contábil anual de todas as empresas.
Então, se você está apenas começando seu negócio ou mesmo procurando mais informações sobre o DRE, este artigo é perfeito para você.
A seguir, vamos esclarecer esse assunto da melhor forma para que você possa organizar os resultados contábeis da sua empresa com facilidade.
Qual é a demonstração de resultado do ano?
Este documento, que é elaborado anualmente pelas empresas, visa detalhar as contas e o património da empresa.
Portanto, na maioria dos casos é feito por meio de planilhas, de forma que facilite a inclusão e como essas informações serão avaliadas.
Nesse caso, a declaração é sempre feita no final do ano (que começa em 1º de janeiro e termina em 31 de dezembro), apresenta o resultado desse período, ou seja, o resultado líquido do ano.
Nesse sentido, o objetivo deste relatório é fornecer de forma mais simples, todas as informações que se referem a receitas, investimentos, despesas, entre outras.
Além disso, deve-se notar que este relatório é obrigatório a ser realizado anualmente.
No entanto, existem empresas que o fazem mensalmente ou até trimestralmente para tornar esse processo mais organizado.
Qual é o objetivo do DRE?
Este documento tem várias finalidades, não sendo um simples documento contabilístico. Usando o DRE, eles podem ajustar o investimento em determinadas áreas para equilibrar as contas da empresa.
Além disso, é imprescindível mencionar que toda empresa precisa realizar essa demonstração anualmente, pois as que são Sociedade Anônima (SA), precisam tornar públicas suas declarações.
Outro objetivo importante é como essas informações coletadas são essenciais para o preenchimento e envio da declaração de IRPJ.
Como esse documento mostra o resultado do negócio em determinado exercício, é comum que bancos e investidores o solicitem. Assim, avalia-se a saúde financeira da empresa.
Por isso, determina-se que este documento é um dos mais importantes na hora de expor a saúde financeira do negócio.
O que é exigido no DRE?
Não existe um modelo oficial da Declaração de Resultados do Ano que as empresas devem seguir.
No entanto, existem diretrizes que determinam alguns dados obrigatórios ao longo da declaração. São os seguintes:
EU. Receitas brutas de vendas e serviços, vendas e deduções fiscais;
II – a receita líquida de vendas e serviços, o valor das mercadorias e seu lucro bruto;
III – Despesas com vendas, despesas financeiras, despesas gerais e administrativas, entre outras despesas operacionais;
IV – Lucros ou prejuízos operacionais, outras receitas e outras despesas;
V – Lucro do exercício anterior ao imposto de renda e provisão para o imposto;
- As participações de empregados, administradores e beneficiários, inclusive na forma de instrumentos financeiros, e instituições ou fundos de assistência ou fundos de pensão de empregados, que não se caracterizam como despesas;
VII. A perda ou lucro líquido do exercício e seu valor.
Como fazer seu próprio DRE?
A seguir, mostraremos como implementar a criação de uma demonstração.
Para isso, são utilizadas planilhas, com a estrutura mostrada acima, contendo detalhes de cada despesa.
Contém como vantagem a criação de fórmulas, que realiza seus cálculos de forma automática, sendo necessário apenas o preenchimento das informações de cada campo.
Uma excelente dica para facilitar a edição deste documento é fazer um fechamento mensal, isso diminuirá a quantidade de dados a serem preenchidos e analisados ao final da DRE.
Após completar cada mês, basta fazer a soma em cada campo e definir o resultado em uma nova planilha.
Dessa forma, o resultado é facilmente obtido e a empresa terá acesso a informações mensais ao longo do ano para a tomada de decisões.
Como podemos analisar o DRE?
Com sua demonstração pronta, você precisa saber analisá-la corretamente, entender como é a saúde financeira do negócio, saber como melhorá-la.
Pode ser feito de duas maneiras:
Análise vertical: nela são verificados os valores indicados na planilha e são criadas as porcentagens, para que realizem interações entre os períodos.
Análise horizontal: avalia os resultados fazendo uma comparação com meses anteriores, procurando entender se há melhorias ao longo de cada mês, estas são baseadas em vendas e impostos pagos.
Conclusão
Por isso, até agora vocês viram que a Demonstração do Resultado do Exercício é extremamente importante e que tem um grande impacto dentro das diversas partes presentes em uma empresa.
Se sua empresa possui um setor contábil, o início do ano é perfeito para coletar os dados e iniciar a produção de seus documentos contábeis.
Caso não haja a presença de contadores, será necessário contratar um consultor contábil, para auxiliar no DRE e demais obrigações.
Diante de todos os dados apresentados neste artigo, é fundamental que você cuide do extrato da sua empresa com urgência.
Você já sabia da existência da DRE e sua importância? Caso contrário, esperamos que este post tenha conseguido guiá-lo até as profundezas de sua operação. aprovecha para entender cuál es tu perfil de inversor
Você também pode compartilhar este post com outros amigos de negócios ou até mesmo aquele familiar que acabou de abrir seu próprio negócio.