No mercado de investimentos, a forma mais comum de emprestar capital a uma entidade pública ou privada para receber os juros do empréstimo é chamada de título, ou seja, investir em títulos. Entenda imediatamente a melhor opção para o seu perfil, títulos privados ou títulos do Estado.
Por isso, muitos se confundem, equiparando títulos financeiros com ações de empresas, quando na verdade têm definições muito diferentes.
Neste artigo, mostraremos tudo sobre como investir em títulos privados ou títulos públicos, classificando todas as suas características, para que você saiba se esse tipo de investimento é o melhor para você. Leia bem e não se esqueça de compartilhar depois de terminar de ler.
Qual é a diferença entre títulos e ações?
Antes de tudo, você precisa saber a diferença entre títulos e ações. A principal diferença entre as duas formas de investimento é que você pode ter uma pequena parte da empresa quando investe em ações, ao contrário de investir em títulos públicos ou privados, pois ao investir em títulos você só recebe o retorno positivo, na forma de juros pagos pela empresa.
Quando você compra ações de uma empresa, sua lucratividade geralmente depende do desempenho da própria empresa. Por outro lado, ao investir em títulos, a empresa terá que pagar juros, independentemente de como ela se comporta no futuro.
Continue lendo para saber tudo sobre as diferentes compras de títulos, incluindo títulos privados ou governamentais .
O que são títulos do Estado ou do governo?
Ao comprar títulos públicos, você estará emprestando seu dinheiro ao governo, para que ele possa realizar diversos projetos, em troca de uma taxa de juros fixa previamente acordada, que lhe será devolvida ao final do processo.
Os títulos do Estado têm um risco baixo em comparação com as ferramentas de investimento do mercado financeiro, pois é o Estado que estabelecerá a taxa de juros fixa, que será paga a você desde o início do investimento. No entanto, esteja ciente de que, como um investimento de baixo risco, é improvável que seu retorno seja tão alto.
Ao pensar em investir em títulos, você deve saber que existem prazos diferentes para eles, ou seja, o tempo que levará para o Estado devolver seu dinheiro pode variar.
Supondo que você tenha feito a compra de US $ 10.000.000 em títulos estaduais por 10 anos completos, e o governo lhe ofereceu uma taxa de comissão anual de 7%, o que significa que o governo terá que pagar 7% dos US $ 10 milhões a cada ano. Assim, você receberá R$ 700.000 por ano e, ao final do prazo, seu investimento inicial retornará ao seu valor original.
Onde os títulos do governo são negociados?
Geralmente , os títulos do governo são negociados em mercados financeiros abertos, o que significa que você pode vender seu título para outra pessoa a qualquer momento, recuperando seu investimento antes do prazo estipulado, supondo que você tenha outro investimento mais lucrativo, podendo aproveitar dos ganhos do que de você.
Por mais importante que seja deixar claro que você não conseguirá vender seu título se o preço de venda for o mesmo título que você comprou, você provavelmente tentará vendê-lo um pouco abaixo do preço ou até mais alto, dependendo sobre as expectativas do mercado financeiro, sobre os títulos.
Supondo que as taxas de juros subam, isso significa que outras opções de investimento podem ser mais atraentes, indicando que seu título não é tão atraente e, para vendê-lo, você teria que trocá-lo por um preço menor.
Esses investimentos são exemplos de risco, mas você ainda deve entender que nenhum investimento é isento de risco.
Que riscos você corre com um título do governo?
O principal risco na compra de qualquer título do governo está associado ao preço das taxas de juros do banco da República. Se eles aumentarem, o desempenho do título que você comprou não será tão atraente e, quando você decidir vendê-lo, terá que negociar por um preço menor.
Você também pode enfrentar o risco de pagar uma inflação acima do normal e pode reduzir seu investimento. Supondo que a taxa de juros recebida por você a pedido do título seja de 7%. Se a inflação desse ano chegar a 8%, o dinheiro perderia seu valor mais rápido do que o investimento estaria rendendo juros , fazendo com que você perdesse uma parte.
Também colocaríamos na agenda os riscos existentes de alteração das taxas de câmbio, mesmo que esse risco seja apenas plausível nos casos em que você detiver o título em uma moeda diferente daquela que você usa para fazer um investimento, por exemplo. se você investiu em dólares, mas recebeu em pesos.
Agora saiba o que são títulos privados e como funcionam suas taxas.
O que são valores privados?
Os títulos privados são dívidas, assim como os títulos do governo. Ou seja, este é o empréstimo que você faz para uma empresa, e ao final do prazo você recebe os juros previamente acordados derivados do investimento.
De hecho, las empresas necesitan financiación para mantener su liquidez, así como para llevar a cabo o ampliar proyectos internos, sin tener que depender siempre del banco. A la vez, una empresa puede optar por emitir algún bono para pedir dinero prestado a pequeños inversores, que buscan prestar su capital para recibir intereses en forma de rendimiento.
Pero, ¿qué pasa con las tasas de interés de estos bonos? Así es como funcionan. Para ti que estás pensando e invirtiendo pero primero necesitas organizar las finanzas, tenemos muchas tarjetas de crédito que te pueden ayudar en esta tarea.
¿Cómo funcionan las tasas de interés de los bonos?
Al invertir en valores privados, se encontrará con dos tipos de tasas de interés: compuestas y fijas. Compostados como suelen estar vinculados a tasas como FTD o IPC. El DTF simboliza la rentabilidad promedio de los CDT en su país, mientras que el IPC es un indicador referido a la variación de la inflación.
Como ejemplo, supongamos que la variación del IPC fue del 4% en un año, y tienes un bono invertido a una tasa de interés del compuesto IPC + 4, lo que significa que el interés que recibirás es del 8% al final de la inversión.
De esta manera, una tasa de interés en colato este compuesto debería protegerte de perder dinero en términos reales. Entonces, si su país entrara en una crisis de alta inflación, tendría protección, gracias a sus inversiones en valores privados.
¿Son los bonos una buena opción de inversión?
Teniendo en cuenta cualquier tipo de inversión para poder decir si es buena o no, debemos recordar y analizar muchas variables, como el mercado en sí, la estabilidad política actual en el país, el momento de invertir, la estabilidad de la empresa elegida para invertir, así como lo que te gusta de este proceso de inversión y tu situación financiera actual.
De todos modos, podemos decir que invertir en valores privados es muy popular, y que en un momento dado, pueden ser una buena opción para aquellos que quieren generar rendimientos por encima de su capital invertido de forma pasiva, ya que uno debe invertir y esperar.
¿Para qué tipo de inversor es?
Este tipo de inversión podría estar dirigida a una gama muy amplia de inversores. Sin embargo, no puedo decir esto, porque esta opción de inversión es atractiva para varios perfiles, así como un perfil de inversor conservador, que pretende tener un mayor control sobre toda su rentabilidad, no abusando de riesgos, cuando se trata de su capital invertido.
Vale lembrar que essa vestimenta conservadora também não tem o hábito de esperar, habilidade que costumo ter quando invertida passivamente. Para aquellos que realmente estén interesados en invertir, una excelente opción es el índice MSCI.
Agora que você já sabe como investir em títulos privados e governamentais, compartilhe este artigo com seus amigos e familiares para que eles também possam ser ajudados. Espalhe a palavra! Obrigado e até breve.